Hoje de manhã, a passear com a minha filha mais nova por Lisboa, quis mostrar-lhe o Miradouro do Adamastor e não resisti a espreitar o mais recente hotel da freguesia da Misericórdia, o Verride Palácio Santa Catarina.
Comprado pela Caixa Geral de Depósitos no final dos anos 60 e vendido em hasta pública aos atuais proprietários, Kees Eijrond e Naushad Kanji (investidores privados que sempre quiseram fazer um projeto em Lisboa), o palácio foi todo recuperado. Uma reabilitação que custou 18 milhões de euros e que não olhou ao custo de materiais nobres como mármores, tetos trabalhados, azulejos originais…
O resultado está à vista nos quatro andares do edifício de 1750 ao lado do Miradouro, onde os hóspedes podem dormir tranquilamente depois de se perderem na noite da capital portuguesa. É que, ao contrário do habitual nos hotéis espalhados pelo mundo, aqui o pequeno-almoço é servido numa mesa gigante (com capacidade para 20 pessoas) ou no terraço adjacente até às 14h00! A sala de jantar é aberta para a cozinha, onde os hóspedes são sempre convidados a entrar.
Pode ainda, quando lhe apetecer estar fora do quarto mas dentro do palácio, descansar na sala amarela, onde não há televisão, ou dar um mergulho na piscina infinita virada para o Tejo…
Há também dois restaurantes no Verride Palácio Santa Catarina que quero muito experimentar. O Criatura, nas arcadas do Palácio, que serve tapas, e o Suba, dirigido pelo chef Bruno Carvalho, no último andar, com uma vista soberba sobre Lisboa.
As 14 suítes e os 4 quartos têm grandes janelas, camas XXL forradas com lençóis com 600 fios de algodão egípcio e almofadas de todos os géneros e feitios, espelhos grandes, casas de banho em mármore com duches separados das banheiras.
Duas destas suítes têm 75m2 (são maiores do que a maioria dos apartamentos à venda nesta zona de Lisboa!) e foram pensadas por Teresa Nunes da Ponte, autora do projeto de recuperação do palácio, e pelo designer de interiores Andrea Previ, para que, quem as habite, se sinta em casa. E que casa!
Dependendo da categoria do quarto ou suíte, prepare-se para pagar entre €350 a €2000 por noite, para dormir num palácio em pleno centro de Lisboa, a 5 minutos do Chiado, com a cidade a seus pés!
FG