Os entendidos em safaris falam do Botswana como a meca da selva.
Depois de ter estado duas vezes no Quénia e uma na Tanzânia, sempre em viagens organizadas pelo meu amigo Reno da Across África (o maior expert em África que conheço!), e de ter amado os dois países, a minha expectativa sobre o Botswana é grande. Principalmente sobre o Delta do Okavango.
Mas não é por lá que vou começar.
Após dois dias na magnífica Cidade do Cabo, voei para Maun, uma pequena cidade do Botswana, e de lá numa avioneta privada até ao Belmond Savute Elephant Lodge, no parque nacional do Chobe, conhecido como a capital dos elefantes.
E, como adoro elefantes, foi em Chobe que decidi começar a minha jornada de alguns dias pela selva africana.
Fui recebida com cânticos e palavras simpáticas da Lindsay, a manager do Belmond Savute.
O hotel tem várias zonas comuns (salas, livraria, piscina, etc), 12 tendas (5 estrelas), de 55m2 cada, onde nada falta, nem mesmo um duche ao ar livre onde podemos ter a sorte de estar a tomar banho com um elefante ou uma girafa a comer folhas de uma árvore a poucos metros de distância. Uma experiência única. Mas há mais. Depois de um dia de Safari guiado pelo Mr. Watch, um verdadeiro conhecedor da região e de todas as espécies que nela habitam, jantar à luz das estrelas (ainda por cima em noite de lua cheia) no famoso “Boma” é imperdível! Um churrasco, uma lareira, os empregados a cantarem músicas africanas típicas, fazem-nos passar horas memoráveis. Para nunca mais esquecer…
De manhã, bem cedo, (sim, em África o despertar é às 5 da manhã) o pequeno almoço sabe pela vida mas só mesmo a previsão de ir ver animais no seu habitat nos tira das camas (enormes) forradas a lençóis de algodão egípcio que mais parece seda.
A decoração dos espaços públicos do Lodge é bonita e sóbria e em todos os pormenores se nota o “selo” Belmond (ex Orient Express) garantia de luxo e qualidade.
Agora vou entrar pela selva adentro, onde obviamente não tenho net. Mas vou tentar fazer umas fotos ou um video e quando, à noite, voltar aqui ao Belmond Savute Elephant Lodge, já com wifi, tento partilhar um pouco do meu dia!
Se não conseguir, espero voltar a dar-vos notícias do Delta do Okavango, um lugar onde sempre sonhei ir. Já estive mais longe…
FG