
Três semanas sem fumar!
Juro que só vos vou “chatear” até comemorar 1 mês. Depois, espero, entrarei em velocidade cruzeiro, sem razões para notícias e comemorações constantes.
Tudo o que quero é que não fumar seja tão natural quanto foi fumar durante trinta e muitos anos. Hei-de lá chegar…
A terceira semana não foi muito diferente das duas primeiras, embora aquele desejo desesperado por um cigarro vá sendo menos frequente à medida que os dias vão passando. A menos que nos confrontemos com situações difíceis, como a morte de alguém próximo, de quem gostamos muito. Foi o que me aconteceu há uns dias… E, no que toca ao tabaco, senti-me verdadeiramente posta à prova. Mas consegui vencer mais essa batalha. Mais esse dia!
Uma das coisas que me deixa feliz por estar sem fumar (ainda tenho medo de dizer que deixei de fumar!) é o exemplo para as minhas filhas mais novas (para o mais velho, infelizmente, já não vou a tempo porque também fuma). Reconheço que por mais campanhas anti-tabagistas que se façam, o exemplo dos pais em casa é mais importante e eficaz do que tudo o resto.
As minhas filhas pediam-me muito (tal como fez o meu filho Tomás quando era pequeno) para eu deixar de fumar. Conseguia adivinhar nos olhos delas, quando aprenderam a ler, a aflição com que soletravam nos maços as palavras “Fumar Mata” e depois me viam tirar um cigarro desse maço com tão mau prenúncio…
Não há forma de explicar a uma criança que sabemos que nos estamos a fazer mal, mas não somos capazes de cortar o mal pela raiz. Por mais voltas que se dê, uma criança nunca entenderá.
De resto, a terceira semana trouxe-me mais umas gramas (como se previa) que tentei combater com mais exercício físico, melhor qualidade de sono (isso para mim foi uma surpresa mas percebi que tem a ver com o facto de respirar melhor) e mais certeza de que estou no caminho certo. Ainda que difícil…
Ah, trouxe-me outra coisa ótima: saber de pessoas que se inspiraram em mim para tentar deixar de fumar!!! A todas desejo coragem e muita, muita força! Como tanta gente me desejou a mim e muito me ajudou.
Espero estar aqui na próxima segunda a gritar: 1 mês!!!!
FG
