Esta é uma dica para quem tem cabelo com pontas secas e perde bastante tempo a hidratá-lo e a desembaraçá-lo no banho. Vou contar-vos a maneira muito eficiente como aprendi a lavar o cabelo ao contrário!
Há muitos anos quando a Marina Cruz, durante uma entrevista, destacou uma máscara aplicada no cabelo seco como um dos tratamentos de eleição dos seus salões, confesso que me pareceu estranho. Mas depois, em várias ocasiões fui apanhando, daqui e dali, vários conselhos de utilização das máscaras nutritivas em cabelo seco. Até ao dia em que, à falta dos óleos que gosto de colocar no cabelo antes de o lavar, decidi abrir o boião de máscara e, depois de desembaraçar bem o cabelo seco, untei-o generosamente. Deixei-a enquanto fiz mil coisas pela casa. Quando entrei no duche, enxaguei bem e, na tal inversão de tarefas que me parecia estranha, lá coloquei o champô e comecei a lavar o cabelo. Estava perfeitamente convencida que ainda teria de colocar amaciador ou máscara nas pontas para conseguir desembaraçá-lo mas quando retirei o champô percebi que o cabelo estava como costuma/devia ficar e desliguei a água. Já está?! Já está!
Resultado? O meu cabelo, que é bastante seco nas pontas fica muito mais hidratado e bem mais desembaraçado do que seguindo a ordem “natural” das coisas. O outro resultado prático, muito prático, é que demora-se muito menos tempo do que a colocar a máscara corretamente durante o duche, tirando o excesso de água, penteando o cabelo etc… Muito menos tempo. Gasta-se mais máscara porque o cabelo absorve-a completamente mas é a vantagem de não diluir as suas propriedades, atuando com maior profundidade. A sério, o cabelo fica mais macio e desembaraçado.
Vi recentemente um anúncio de uma marca de cuidados para cabelo que lançou agora um champô+amaciador exatamente para colocar na ordem contrária, primeiro amaciador, depois o champô. Percebi que esta minha troca não é assim tão descabida! É que resulta mesmo. Ora experimentem!
PA